quinta-feira, 5 de agosto de 2010

FUNCIONALIDADE: MUSICALIDADE X TÉCNICA

"O que adianta saber todas as regras gramaticais do português, que não são poucas, e não conhecer o assunto sobre o qual está falando?"
Edu Ribeiro - Baterista, professor da Universidade Santa Marcelina.

Normalmente ao conhecer melhor o instrumento, o músico busca cada vez mais o conhecimento técnico, mas, erradamente as vezes se esquece de buscar melhorar sua musicalidade. Lógico que não é certo optar por uma das duas, isso seria um desastre, ao menos para os que desejam trabalhar profissionalmente.

Parando para pensar, a maior exigencia feita ao músico remete a sua musicalidade, assim, fica fácil aliar a técnica, usando-a como uma ferramenta, ou seja, na minha simples opinião não ha musicalidade sem técnica. Ainda existem aqueles que a executam sem conhecimento, ou mesmo sem saber o que está fazendo, mas, poucos ou nenhum chegam muito longe.

É simples, a musicalidade você estuda escutando música, não tem jeito!. Hoje em dia
(ainda bem), nós temos a facilidade do download gratuito dentro das mídias sociais, sites para download, softwares e outras várias coisas que facilitam nossas vidas.

Ainda existem aqueles que usam o instrumento por um motivo de competição, alguns tocam guitarra ou bateria executando notas rapidas a 220 bpm, legal, mas ao menos pra mim, música é para ser tocada e expressada. Enfim, use notas rapidas, mas por favor, seja musical.


Contudo, imagine a musica como uma conversa, ela tem várias formas de ser interpretada, mas você precisa seguir o rumo, esse é o "x" da musicalidade, ser musical utilizando determinada técnica que você estudou!

É simples queridos amigos!


Segue dois videos da mesma música tocada de duas formas diferentes, porém, demonstram toda
a musicalidade de seus executores.

o tema é "take five" de Paul Desmond.



George Benson
http://www.youtube.com/watch?v=Tn27IcAapPI

Dave Brubeck
http://www.youtube.com/watch?v=faJE92phKzI&feature=related
Versão George

Nenhum comentário:

Postar um comentário